EXPERIMENTO 9
Introdução
1 http://proquimica.iqm.unicamp.br/introteo.htm
3 http://www.ufpe.br/cap/images/quimica/katiaaquino/2anos/aulas/equilibrio.pdf
O princípio necessário para existir equilíbrio químico em uma solução é a reversibilidade da reação envolvida. A reação ocorre tanto no seu sentido direto, para o lado dos produtos, como no inverso, na produção de reagentes. Por convenção, o equilíbrio pode ser representado com o símbolo de igualdade. Isso indica que temos duas reações ocorrendo ao mesmo tempo. As velocidades das reações direta e inversa são equivalentes. Como consequência, as concentrações de reagentes e produtos permanecerem constantes.1
Os gráficos3 seguintes ilustram o equilíbrio de uma reação em função da velocidade e da concentração de produtos e reagentes:
O experimento realizado testou o Princípio de Le Chatelier (1850 - 1936), que determina que se uma perturbação é aplicada a um sistema em equilíbrio, o equilíbrio irá se alterar para reduzir o efeito da perturbação. Os seguintes fatores influenciam no equilíbrio: concentração, pressão, temperatura e efeito de um catalisador.
O deslocamento de equilíbrio químico é um artifício utilizado nos processos industriais para melhorar a obtenção de determinadas substâncias, como exemplo a produção de amônia à altíssima temperatura e pressão e na presença de ferro como catalisador.
Neste experimento a alteração do equilíbrio pode ser observada através de mudanças perceptíveis a olho nu, como alteração da cor da solução, formação de precipitado e liberação de calor e se deu sempre a partir da mudança de concentração.
Objetivo
O experimento tem como objetivo trazer melhor entendimento do equilíbrio químico a partir do deslocamento de reações com alterações perceptíveis a olho nu.
Parte experimental
Materiais
- Tubos de ensaio
- Pipeta
- Proveta
Soluções
- K2CrO4 (0,5 mol/L)
- HCl (6 mol/L)
- NaOH (6 mol/L)
- BaCl2 (1 mol/L)
- Cu(NO3)2 (0,1 mol/L) - Cu2+
- Zn(NO3)2