Experimento 9 15 04 14
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí - CEAVI
Departamento de Engenharia Sanitária
TITULAÇÃO DE UM ÁCIDO
FRACO COM UMA BASE FORTE
Relatório de
Química Experimental
Data de realização do experimento: 15/05/2014
Acadêmica: Agatha Rielly Kons
Assinatura:
Acadêmico: Dionivon Gonçalves
Assinatura:
Acadêmico: Mateus Siegle
Assinatura:
Data de elaboração do relatório: 15/05/2014
Ibirama, 22 de maio de 2014
1. Objetivo
Determinar a quantidade de ácido acetilsalicílico em medicamentos, no caso a aspirina. 2. Introdução
A titulação é uma das técnicas mais utilizadas para se determinar a concentração de um soluto. As titulações são diariamente usadas para controlar a pureza da água e a composição do sangue, e no controle de qualidade de indústrias de alimentos. Consiste em medir a quantidade necessária de uma solução de concentração exatamente conhecida, utilizada para reagir com o analito. (DONALD, 2009)
O experimento consiste na determinação do volume necessário de uma solução padrão, para reagir com um volume de uma solução problema. Para uma titulação funcionar corretamente, deve ser uma reação simples que possa ser expressa por uma equação química, onde o analito deve reagir completamente com o titulante, em proporção equivalente.
Para obtenção dessa reação, deve-se levar em conta a proporção entre a quantidade desses componentes, ou seja, são dependentes de sua concentração, sendo ela dada pela razão entre a quantidade de soluto e o volume da solução. A concentração é expressa em mols de soluto por litro de solução (mol.L-1) e chamada de molaridade.
No ponto de equivalência é preciso haver alguma alteração física ou química facilmente identificável. O uso de indicadores é bastante comum para facilitar a identificação do ponto de equivalência ou final. Indicadores são substâncias orgânicas que se comportam como ácidos fracos ou como bases fracas e que dentro de uma faixa estreita de pH (4 a 10)