Vibração lateral de uma viga sem amortecimento viscoso para realizar o estudo do desbalanceamento rotativo de um motor sobre uma viga
1.
INTRODUÇÃO
Neste relatório será apresentado o experimento VIBRAÇÃO LATERAL DE UMA
VIGA SEM AMORTECIMENTO VISCOSO, realizado no Laboratório de Vibrações na
Universidade Federal do Pará, com a análise das amplitudes e rotações do motor, nas regiões acima, abaixo e na ressonância a fim de realizar o estudo do desbalanceamento rotativo de um motor sobre uma viga.
O movimento rotativo é encontrado em inúmeras máquinas do cotidiano, como veículos, máquinas de lavar, turbinas, perfuradores. A relevância tecnológica destas aplicações impõe um perfeito entendimento da dinâmica destes sistemas: eles estão cada vez mais rápidos, leves e flexíveis, exigindo um apuro maior em seu projeto.
Entre os esforços a serem considerados, a presença de vibração nessas máquinas ou no suporte, pode provir de um desbalanceamento do conjunto. Isto tanto pode ser um problema, já que há mais desgaste e perda de energia, como pode ser desejável, por exemplo, em sistemas de perfuração de poços que combinam rotação e percussão.
2.
OBJETIVO
2.1 Objetivo Geral
O experimento tem como objetivo compreender os parâmetros e comportamentos dos mecanismos, de forma a utilizar os conhecimentos adquiridos na teoria de vibrações e aplicálos.
2.2 Objetivo Específico:
Determinar a primeira frequência natural do sistema, experimental e teórico, e logo após compará-los; Plotar os gráficos de amplificação (R), teórico e experimental em função da relação entre frequências (r); o fator de amortecimento (ξ); Calcular a rigidez e a massa equivalente do sistema.
7
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1.Vibrações Forçadas Amortecidas
Vibração forçada é a que ocorre quando o sistema sofre a ação de forças externas durante o movimento. As forças do sistema podem ser determinísticas ou aleatórias, sendo determinado pela característica do movimento vibratório. As forças determinísticas podem ser apresentadas de
diversas
formas. As
forças
harmônicas
e