Nível Operante
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
NÍVEL OPERANTE
CAMPINAS
2013
NÍVEL OPERANTE
Relatório sobre experimento de Reforçamento Contínuo apresentado à disciplina Psicologia Geral / Experimental do curso de Psicologia.
Orientadora: Prof.a
CAMPINAS
2013
RESUMO
O trabalho a seguir apresentará conceitos sobre comportamento, especificamente no nível operante que pode ser definido como a frequência de comportamentos emitidos que fazem parte do repertório comportamental de um indivíduo. O objetivo da atividade é observar a frequência dos comportamentos em nível operante (farejar, levantar e limpar-se) do rato virtual e anotar minuto a minuto a quantidade de vezes que são emitidos durante o período de trinta minutos. Após a conclusão da atividade foi possível identificar que o comportamento de pressionar a barra não faz parte do repertório comportamental do rato SNIFFY.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 METODOLOGIA 6
2.1 SUJEITO 6
2.2 MATERIAIS 6
2.3 PROCEDIMENTO 6
3 RESULTADOS 7
REFERÊNCIAS 9
APÊNDICES 10
1 INTRODUÇÃO
A análise do Comportamento é uma abordagem psicológica que busca compreender o ser humano a partir de sua interação com seu ambiente (MOREIRA; MEDEIROS, 2007).
Segundo Moreira e Medeiros (2007, p.47), o comportamento operante define-se como:
[...] comportamento que engloba a maioria dos comportamentos dos organismos, [...]. Classificamos como operante aquele comportamento que produz consequências (modificações no ambiente) e é afetado por elas.[...] Entender o comportamento operante é fundamental para compreendermos como aprendemos nossas habilidades e nossos conhecimentos, ou seja, falar, ler, escrever, raciocinar, abstrais, etc.), e até mesmo como aprendemos a ser quem somos, a ter nossa personalidade.
Para entender o comportamento operante é preciso antes identificar o nível operante, que pode ser