nivel operante
Faculdade de Psicologia
Eduarda Aloy Pinheiro Antunes
Fernando Henrique
OBSERVAÇÃO E DESCRIÇÃO DO COMPORTAMENTO NATURAL DO SUJEITO EXPERIMENTAL ÚNICO E ASSOCIAÇÃO DO RUÍDO AO REFORÇO
Arcos
2013
Eduarda Aloy Pinheiro Antunes
Fernando Henrique
OBSERVAÇÃO E DESCRIÇÃO DO COMPORTAMENTO NATURAL DO SUJEITO EXPERIMENTAL ÚNICO E ASSOCIAÇÃO DO RUÍDO AO REFORÇO
Relatório Cientifico nº. 1 apresentado à disciplina: Análise Experimental do Comportamento do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Arcos, como requisito para obtenção de nota na disciplina.
Orientadora: Prof.ª Juliana Ribeiro Diniz Souza
Arcos
2013
1. MÉTODO
De experimentos em Análise Experimental do Comportamento, a investigação da relação comportamento-ambiente se dá normalmente pelo método chamado delineamento experimental. O delineamento experimental de sujeito único, mais comumente utilizado, se caracteriza pela análise do comportamento deste organismo como uma unidade individual e não, ao nível do grupo que pertence. (MATOS; TOMANARI, 2002). Entre os argumentos a apoiar sua utilização destaca-se o fato do comportamento ser um fenômeno característico de organismos individuais, que interagem de maneira única com o mundo – dois indivíduos nunca se comportam da mesma maneira. Neste modelo de delineamento, os sujeitos são expostos a uma série de condições, mensurando-se repetidamente o desempenho do organismo e verificando-se se há uma relação ordenada entre as condições manipuladas no experimento e as alterações nessas medidas (Matos, 1990).
De início, no delineamento experimental com sujeito único observa-se o sujeito sem intervir, analisando seus comportamentos inatos, em seguida, o investigador introduz uma variável no ambiente experimental e verifica os efeitos destes no comportamento do sujeito. Nesse tipo de delineamento,