Trabalho Irrigação
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
MANEJO DE IRRIGAÇÃO E EVAPOTRANSPIRAÇÃO
TANGARÁ DA SERRA – MT
2015
MIGUEL AUGUSTO ZUBKO
RAUL CERVO
RENATO BARROS LEITE
VICTOR MARANHA PASTANA
Trabalho referente à disciplina de Irrigação e Drenagem do 7º Semestre de Agronomia, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, sob a orientação do professor: Astor Henrique Nied.
TANGARÁ DA SERRA – MT
2015
1. INTRODUÇÃO
A utilização de estratégias de manejo de irrigação baseadas no monitoramento de elementos meteorológicos requer o conhecimento da evapotranspiração de referência (ETo), definida como evapotranspiração de uma cultura hipotética que cobre todo o solo, em crescimento ativo, sem restrição hídrica ou nutricional (JÚNIOR, et al). Para se ter uma boa irrigação é necessário compreender algumas questões básicas: quanto irrigar; freqüência da irrigação e quando irrigar. Os conceitos de uma boa irrigação são simples, porém a prática é realmente mais complexa e visando um melhor entendimento dos métodos empregados e da sua eficiência.
2. METODOLOGIA
O presente trabalho foi desenvolvido de acordo com os dados meteorológicos disponibilizados pelo INMET colocado da estação meteorologia que fica localizada na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, campus Tangará da Serra. Os dados obtidos mostraram informações de umidade, temperatura, precipitação, vento, radiação global referente aos meses de junho e julho de 2004.
Posteriormente esses dados foram transferidos para uma planilha do Microsoft Excel 2013 e foram realizadas as médias diárias de temperatura, umidade, velocidade do vento, e realizada a soma diária de radiação global e da precipitação e soma diária de precipitação e da radiação global. Em seguida calculou-se a evapotranspiração de referência pelo método de Penman-Monteith. E com os resultados obtidos foi possível avaliar e manejar a