Trabalho interdisciplinar
INCONFIDENTES – MG 2011
NALLY GOMES ALBINO RAMOM MARÇANO SIQUEIRA
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Este presente trabalho foi solicitado em meio à disciplina de manejo de bacias hidrográficas pela professora Lilian Vilela Andrade Pinto.
INCONFIDENTES – MG 2011
Introdução
A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas. Os principais elementos componentes das bacias hidrográficas são os divisores de água, cristas das elevações que separam a drenagem de uma e outra bacia, fundos de vale, áreas adjacentes a rios ou córregos e que geralmente sofrem inundações, subbacias, bacias menores, geralmente de alguma afluente do rio principal, nascentes, local onde a água subterrânea brota para a superfície formando um corpo d’água, áreas de descarga, locais onde a água escapa para a superfície do terreno, vazão, recarga, local onde a água penetra no solo recarregando o lençol freático. O manejo dessas bacias é de grande importância, pois é necessário haver água armazenada em quantidade e qualidade, para isso é preciso aplicar algumas técnicas aliadas a recuperação de solos e vegetação para obter um resultado satisfatório em relação à água. O presente trabalho foi realizado em uma propriedade rural do município de Inconfidentes no sul de Minas Gerais, no qual foi realizado a identificação da microbacia hidrográfica.
Objetivo
Colocar em prática em uma propriedade rural o conhecimento aplicado em sala de aula durante o 4º período de gestão ambiental na disciplina de manejo de bacias hidrográficas havendo uma inter relação com as outras disciplinas como conservação do solo e água, epidemiologia e gestão de poluentes agrícolas.
Materiais e Métodos
Foi realizado a visita na propriedade rural na cidade de Inconfidentes no Sul de Minas Gerais, cuja localização da propriedade é longitude 367526.05 m