Carneiros
Esta pesquisa visa apresentar os aspectos geográficos (território, localização e clima), econômicos (atividades econômicas, PIB e o PIB per capta ), sociais (educação, saúde e IDH) e culturais (música, pintura e atrativos turísticos) da cidade de Carneiros-AL.
2. HISTÓRIA DE CARNEIROS-AL
Os primeiros registros indicam, apenas em 1923, a existência de uma única casa integrante do Sítio Carneiros tendo como proprietário João Francisco, que deu esse nome ao lugar por conta de uma cacimba – de acordo com os moradores locais – que teria sido aberta por um carneiro. Daí sua primeira denominação ter sido (Cacimba de Carneiros), sendo depois reduzida apenas para Carneiros. O povoado de carneiros foi elevado a distrito em 1960, subordinado a Santana do Ipanema. Liderada por Alfredo Rodrigues de Melo, Agenor Rodrigues dos Anjos, Oton Gaspar de Farias, José Alves Bulhões, Ormindo Joaquim de Santana, Eronildes Soares Ribeiro, entre outros, a emancipação política ocorreu em 26 de julho de 1962. A primeira missa e a primeira feira do povoado foram realizadas no dia 25 de dezembro de 1945, atraiu grande número de pessoas de toda a região, e se transformou em uma tradição dominical.
Sua população é de 8.290 habitantes segundo os dados do IBGE senso 2010. Seu clima é do tipo tropical chuvoso com verão seco, tendo temperatura média de 26° C.
3. LOCALIZAÇÃO Carneiros ocupa uma área de 113 km² (0,41% de AL), inserida na mesorregião Sertão Alagoano e na microrregião Santana do Ipanema. O município de Carneiros está localizado na região centro – oeste do estado de alagoas, limitando-se a norte com o municípios de Santana do Ipanema , a sul com São José da Tapera, a leste com Olho D’Água das Flores e a oeste com Senador Rui Palmeira. Tem acesso rodoviário pela AL-497, com distancia de aproximadamente 249 km da capital Maceió.
4. ECONOMIA
4.1. Principais atividades econômicas As principais atividades econômicas do município são: