CARNEIRO
Vanderlei Santana da silva
INTRODUÇÃO
O carneiro hidráulico é um dos dispositivos mais práticos e baratos usados para bombear água. É de simples manejo e de pouca manutenção. Para funcionar o carneiro hidráulico não necessita de energia elétrica ou de combustível fóssil. É uma máquina de funcionamento automático capaz de aproveitar o efeito do "golpe de aríete" para bombear água.
Na Idade média havia um instrumento de guerra chamado aríete que era constituído por uma tora de madeira reforçada e com uma cabeça de carneiro de metal em uma de suas extremidades. Esta arma era movida ritmicamente por soldados e era usada para golpear e derrubar portões ou muros de fortalezas. A relação entre a arma aríete e o aríete hidráulico, vem justamente do fato de que a arma era usada para dar golpes, e quando a água escoa devido à gravidade por um cano e sofre uma interrupção brusca, também surge um golpe. E esse fenômeno é chamado “golpe de aríete”.
DESENVOLVIMENTO
O carneiro hidráulico é uma máquina muito simples que pode ser adquirido pronto no mercado ou ser construído em nível de propriedade rural. Ele é constituído basicamente das seguintes partes:
• Um tubo de alimentação 1
• Uma válvula de impulso 2
• Uma válvula de recalque 3
• Uma câmara de ar 4
• Tubo de recalque 5
Como funciona o Carneiro Hidráulico
Ao ser instalado o carneiro hidráulico tem a válvula de impulso (2) fechada pela ação da pressão da água do tubo de alimentação (1) para iniciar a operação do carneiro hidráulico basta abrir, com a mão a válvula de impulso. O funcionamento do carneiro hidráulico é automático. Para paralisar o carneiro, basta manter a válvula de impulso fechada.
A escolha do tamanho do carneiro está relacionada com a queda (h) e quantidade de água (Q) disponível. A quantidade de água aproveitada, (q), será função do tamanho