TRABALHO INTERDISCIPLINAR: PSICOLOGIA SOCIAL
À família e aos amigos. (Amanda Ramos)
Dedico a todos aqueles que sempre me passaram conhecimento ao longo da minha vida como estudante. (Lucas Kauê)
AGRADECIMENTOS
Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que estiveram disponíveis para nos ajudar e sanar nossas dúvidas. Agradecemos aos professores Robson Quintílio, Lêda Márcia Litholdo e Regina Gioconda de Andrade que em um passo a passo nos ajudaram a realizar este trabalho.
Não se pode deixar de fora todo o espaço e material que nos fora disponibilizado, como as bibliotecas e as áreas de estudo da Universidade do Oeste Paulista, sempre com um bom atendimento e com ótimos livros para uma boa referência. Enfim, sem o social nas nossas vidas, o trabalho poderia ser realizado.
"A Psicologia tem um longo passado, mas uma curta história"
(Herrmann Ebbinghaus)
RESUMO
Por ter diversas áreas, a aplicação da Psicologia se dá em várias situações da vida do homem, sempre com o mesmo objetivo de promover a saúde mental. O que diferencia é o modo de atuação: seja por meio de análises ou pesquisas, seja pela saúde pública ou de forma autônoma, seja com crianças ou adultos, o psicólogo cuida das pessoas enquanto indivíduo. E um psicólogo social, além de olhar para o interior oculto do homem, ele se preocupa com o homem enquanto sociedade – como se comporta, como é visto e como lida com esses dois mundos.
Durante o século XX, as mudanças foram acompanhadas por diversos conflitos sociais, como as Guerras Mundiais, Ditaduras, etc. Elas provocaram mudanças tanto no comportamento quanto no modo de pensar das pessoas que passaram por essas situações. Essas influências normativas históricas são de grande valia para quem as estuda, podendo assim explicar alguns comportamentos que são emitidos publicamente, assim explica Nikolas