Planejamento de Segurança do Trabalho
O trabalho apresentado a seguir é sobre um planejamento de segurança de trabalho com base na reportagem em homenagem as vítimas de acidente de trabalho em especial a história do Adolfo, jovem trabalhador que perdeu a vida em seu primeiro emprego.
A história de Adolfo aponta para a necessidade de criação de programas de conscientização para segurança, direcionados a criação de mecanismos de gestão específicos.
Tendo-se em vista que o objetivo a apresentar são as normas regulamentadoras do acidente de trabalho. Todo acidente é incerto, indesejável e até mesmo remoto, ele poderá acontecer se houver um deslize. É necessário, então, o estabelecimento ter uma política de segurança, que faculte aos colaboradores condições, meios e recursos para que as atividades laborais sejam executadas com segurança ou, pelo menos, em condições de risco controladas. Assim, a elaboração de um planejamento de segurança no trabalho seria uma ferramenta importante, nesse processo amplo resultante da interação de vários fatores de origem física, biológica, psicológica, social ou cultural, de prevenção dos acidentes, pois o homem está inserido nesse ambiente de forma integral.
Abordamos uma política de segurança que deve ir além de aspectos ergonômicos, físicos, químicos e biológicos, deve abranger as questões relativas ao meio ambiente do trabalho.
Existem normas específicas que implicam no controle de situações inseguras como em lugares confinados como ocorreu com Adolfo, além do envolvimento de pisos escorregadios, derrame de líquidos, objetos contundentes, limpeza e higiene, com meio ambiente. Elas determinam o estudo das possíveis condições inseguras, o conhecimento das