Psicologia da Eduação
Uma criança que esta aprendendo os números, para ajudá-la a treinar, utilizou-se de uma brincadeira, com copos plásticos numerados, o mediador aponta para o copo e pergunta qual o número, e ela responde, acertando separa o copo, assim identificando o que ela sabe. Para que ela possa associar a grafia dos números com a quantidade colocando tampinhas em baixo do copo e ajudando a contar até chegar ao número escrito no copo. Tendo o professor à zona proximal ajudando a criança associar a grafia dos números com a quantidade. Considerando a influência das várias representações de signo, uso de diferentes instrumentos, e influência da cultura e história, propiciando o desenvolvimento das funções mentais superiores. Assim no brinquedo a criança vive a interação com seus pares na troca, no conflito, e no surgimento de novas idéias, na construção de novos significados, e na conquista da relação social.
Pesquisado em um vídeo pelo Youtube um exemplo de brincadeira para ajudar no desenvolvimento infantil. Analisei o vídeo e relacionei como exemplo de mediação me baseando na teoria de Vygotsky
EGOCENTRISMO
A criança não entende a diferença dela com o mundo, acredita que tudo funciona em função dela, que seus pensamentos e do outro é o mesmo, tem uma linguagem egocêntrica, repete silabas e palavras pelo prazer de saber falar, fala sozinha, narrando seus atos, como pensamento em voz alta.
ANIMISMO
Ela vive no mundo da imaginação, fantasia, transforma objetos em “alma humana”, como se fosse uma pessoa, acredita em contos, amigos imaginários e fadas.
IRREVERSIBILIDADE
É quando a criança consegue ir, mas não consegue voltar, tem dificuldade de retroceder Exemplo conta de forma crescente