ATPS teoria da contabilidade passo 1
Pode-se relacionar a vida financeira particular de uma pessoa em relação a uma empresa na associação dos objetivos que são: avaliar a situação econômica da entidade seja ela física ou jurídica,seus fenômenos e variações,registro dos fatos e atos de natureza econômico-financeira e o estudo das suas conseqüências na dinâmica financeira. Tanto nos aspcetos quantitativos quanto nos qualitativos, com o objetivo de mostrar a situação financeira e patrimonial da entidade.
Através de demonstrações contábeis visualiza-se os Ativos (bens e direitos), Passivos ( exigibilidade e obrigações) e Patrimônio Líquido que é o resultanto da diferença entre o total de ativos e passivos. Os elementos das demonstrações contábeis são assim conceituados:
Ativo: Recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade; (jurídicos ou físicos) fazendo relação, (ativo circulante =depósitos bancários, dinheiro em caixa-), (ativo não circulante =Marcas, patentes, softwares-), (ativo financeiro =imóveis, ações de empresas, Contratos, Futuros, Contrato a Termo).
Passivo: Obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos. Exemplo, água, luz, telefone, alimentação, internet, funcionários.
Patrimônio líquido: Interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. O patrimônio líquido representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento.
No balanço patrimonial a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o PL (Patrimônio Líquido), que é o valor contábil