Trabalho interdiciplinar
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Quando falamos em pedagogos, logo nos recordamos daquela imagem simples de um professor em sala de aula.
Mas este conceito vai além de simplesmente reduzi-lo a uma sala de aula, pois envolve aspectos fundamentais como as relações da educação com a vida social, os valores os ideais e as finalidades da educação.
No entanto o pedagogo é visto como um profissional que é responsabilizado por educar crianças, jovens e adultos. Ser pedagogo necessita de respeito, responsabilidade e estar sempre atualizado nas relações socioculturais. Esses são simples aspectos, mas que se relacionam direto e indiretamente com as constantes mudanças sofridas pelo mundo e a humanidade. Entende- se então, que ele deve ter conhecimento do estudo da educação, do até educativo como parte integrante da vida social.
2 DESENVOLVIMENTO
Sem educação não há sociedade, ações, mudanças das pessoas ela deve ser vista como uma ação construtora de uma sociedade cidadã, pois o educar é uma prática social e política.
O objetivo é formar cidadãos capazes de modificar a sociedade onde vive, e tem o trabalho de estar sempre ligado ao aluno, companheiro de trabalho e também junto a família. Desta forma:
Num novo professor, mediador do conhecimento, sensível e crítico aprendiz permanente e organizador do trabalho na escola, um orientador, um cooperador, curioso e sobre tudo, um construtor de sentidos. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção {...} É preciso que, pelo contrário, desde o começo do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre sí, quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e formar o ser formado. {..} Não há docência se