Trabalho Integração Arduino e Matlab
Este artigo tem o interesse de mostrar como pode ser feita a integração entre o
Arduino e o MATLAB, no controle de um processo. O processo de teste e demonstração criado foi um sistema de aquecimento, automatizado pelo Arduino, que é uma ferramenta prática para reger circuitos eletrônicos, sendo este então o meio físico pelo qual a automação acontece. O MATLAB, por sua vez, está sendo o guia inteligente, que envia sua programação para o micro-controlador do Arduino que executa os comandos criados via IDE do MATLAB.
Este processo é possível graças a porta serial inerente ao Arduino, que o faz capaz de comunicar-se com um computador, através de uma entrada USB. O MATLAB por sua vez, pode receber ou enviar dados pela comunicação serial, e assim o controle é completo. A exploração desta comunicação foi feita neste projeto para enfatizar o que de melhor há em cada uma dessas ferramentas. O projeto deste artigo é um sistema de aquecimento, que possui uma estrutura física, e um controle virtual por trás da mesma. O Arduino controla duas válvulas e um fogareiro que serão responsáveis pela vazão de água quente ou fria para dentro do compartimento ao qual se deseja controlar a temperatura. Os dados poderiam ser interpretados pelo Arduino que controlaria essa temperatura, porém ou essa temperatura teria que estar prédefinida no código fonte do programa, ou então o circuito seria muito mais complexos, envolvendo displays, potenciômetros e outros componentes para que fosse possível um controle dinâmico da temperatura.
Neste ponto, o MATLAB entra como segunda ferramenta em nosso problema.
Através do ambiente de interface gráfica do MATLAB. Foi criada uma interface (GUI –
Graphical User Interface) onde poderão ser modificados os valores bases para o controle de temperatura, além de uma coleta de dados muito mais elegante. Isso porque o MATLAB possui vasta cadeia de ferramentas gráficas, e assim os dados podem ser acompanhados através de um