Trabalho integrado
"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."
Diante esse argumento de Paulo Freire podemos pensar que não há mudança na sociedade sem a educação. A educação é a pilastra que sustenta. E por mais frágil que essa pilastra se encontra, é nela que devemos investir.A educação não pode fazer sozinha a transformação social, pois ela não se consolida e efetiva-se sem a participação da própria sociedade.
Problemas sociais diversos tiram a oportunidade de um grupo de pessoas de estudar, de ter a base de conhecimento,de se preparare se capacitar para o mundo. Sem a educação, até a mais avançada sociedade retornaria.
Pensando nisso, é necessário investir na educação, colaborando com professores e alunos, para que a educação seja capaz de transformar as suas vidas e a sociedade na qual estão inseridas.
Oferecer aos alunos a possibilidade de construir a sua identidade, fortalecer a sua autonomia, desenvolver as suas habilidades de compreensão do todo e a comunicação com o mundo nos espaços sociais que o aluno esta inserido.
Para mudar o cenário de exclusão educacional, o professor precisa investir na educação. Precisa amar o que faz. Não depender do recurso oferecido pela instituição, e sim da capacidade de criatividade. Com um giz na mão o professor é capaz de realizar sonhos. É nisso que o professor precisa acreditar. Primeiramente o professor precisa acreditar que a educação é a base, pois somente assim ele será capaz de educar verdadeiramente. Será capaz de ouvir o seu aluno, sentir, experimentar, ler, compartilhar e sonhar juntamente com ele. Quando o professor interagir, não apenas na teoria, e sim na prática do dia a dia, ele será capaz de unir o real do imaginário e criar um espaço de aprendizagem para o seu aluno, até mesmo para aquele aluno que apresenta muitas dificuldades. O professor que deseja mudar a realidade da educação não visa à dificuldade do aluno, e sim o que ele pode aprender.