Estudante
DEPARTAMENTO DE FORMAÇÕES DE PROFESSORES, LETRAS E CIÊNCIAS.
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: ANÁLISE QUÍMICA QUANTITATIVA EXPERIMENTAL
PROF. anonimo
MÓDULO: V SEMESTRE: 2012.1
DETERMINAÇÃO DA DUREZA DA ÁGUA
[Colocar o nome do aluno neste espaço]
TERESINA, ABRIL DE 2012
DETERMINAÇÃO DA DUREZA DA ÁGUA
RESUMO
Neste procedimento determinou-se a dureza da água, isto é, a quantidade de cátions de magnésio e cálcio presentes na água. Este procedimento foi feito através de uma titulação das amostras de água com o EDTA. Este processo é muito importante para se fazer o controle de qualidade da água utilizada nas indústrias e para uso doméstico.
INTRODUÇÃO
A medida da concentração total dos cátions do grupo 2 na água, dá-se o nome de dureza da água, e essa dureza é expressa em miligramas por litro (HARRIS, 2005).
Outra concepção para a dureza da água seria a capacidade dos cátions presentes na água em reagir e com íons de sódio e potássio, deslocando-os e formando assim uma substâncias pouco solúveis que adere em pias e banheiras; quase todos os cátions com carga múltipla apresentam essa propriedade. O teste de dureza da água serve, portanto, para determinar a qualidade da água para uso doméstico e industrial; água dura, ao ser aquecida, faz com que o carbonato de cálcio presente precipite, e esse carbonato de cálcio, por ser pouco solúvel, faz com que caldeiras e tubulações se obstruam (SKOOG et. al, 2005).
Como as constantes formação de Ca2+ e Mg 2+ são muito próximas, é muito complicado diferenciá-los por uma titulação com EDTA; esta determinação é feita com o uso do indicador negro de Eriocromo T. Entreanto, nesta determinação, não se pode utilizar o negro de eriocromo T na titulação de cálcio em ausência de magnésio porque o complexo formado entre Ca – Erio T é muito fraco, e isso faz com que o ponto