Forró brasileiro: abrangência, contemporaneidade e aspectos turisticos
Juliana Sabino dos Santos 1
Resumo
O forró é uma dança popular de origem nordestina que junta variados ritmos, como o coco, o baião, o xote, o vanerão, as quadrilhas juninas, entre outros. A principal característica desta dança, que a torna inconfundível, é o ato de arrastar os pés, sempre presente em seus movimentos. O forró, pode se dizer que é o carnaval, acompanhado por tradicionais instrumentos como triângulo, sanfona e zabumba, e proporciona festejos vários na região nordeste do país, promovendo o turismo em diversas cidades.
Palavra- chaves: Forró; Festejos; Turismo.
Origem da Palavra
A origem do nome forró não possui uma definição exata e ainda hoje divide-se entre a versão acadêmica, baseada nas transformações etnológicas, e as histórias contadas pelo povo nordestino. Segundo relatos populares, a palavra veio de uma forma abrasileirada de se pronunciar o termo inglês For All, que significa “para todos”. Esse seria o nome dado a festas feitas por engenheiros britânicos no início do século XX, que estavam em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western. Há quem diga que os promotores das festas eram oficiais americanos durante a Segunda Guerra Mundial, em Natal. Os eventos eram abertos a toda a população, por isso o nome.
No entanto, o fato de a palavra forró já ter sido citada em canções antes de qualquer dos dois acontecimentos (a construção da ferrovia e a guerra) desacredita a história mirabolante. A versão mais aceita, portanto, é a do folclorista Luís da Câmara Cascudo, em seu Dicionário do Folclore Brasileiro (2001). Na obra, ele definiu o verbete “forró” como sendo descendente da expressão forrobodó, vinda da linguagem africana. O termo designava festas animadas populares, no caso do Nordeste, as animadas por sanfona (ou acordeon). As músicas lá tocadas eram o xaxado, o xote, o coco, entre outras. Com o tempo, a palavra forrobodó foi abreviada para forró e