Trabalho informal
A Importância da assessoria contábil na Gestão MEI: um estudo de caso em Alagoinhas - BA
2. PROBLEMA
Qual a importância da assessoria contábil na Gestão Financeira do MEI?
3. JUSTIFICATIVA
Com o surgimento da Lei Complementar 128/2008, criou-se a figura do Micro Empreendedor Individual – MEI – trabalhador autônomo que a lei legaliza como pequeno empresário.
A escolha do tema é embasada por um questionamento quanto à necessidade de um acompanhamento contábil no que se diz respeito a gestão financeira do MEI.
Levando em consideração que Lei 128/2008 desobriga a assistência de profissional de contabilidade atuando de forma direta na gestão financeira do MEI, esse projeto se justifica à medida que identificamos a necessidade de averiguar na cidade de Alagoinhas-BA, as dificuldades que o Micro Empreendedor Individual enfrenta no seu dia a dia pelo não conhecimento das práticas contábeis. 4. OBJETIVO GERAL
Evidenciar a importância da assessoria contábil na gestão financeira do MEI.
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Contextualizar o MEI;
• Demonstrar os benefícios oferecidos ao Profissional Autônomo a partir da sua inclusão no programa Micro Empreendedor Individual;
• Discutir os casos em que o MEI necessita da assessoria contábil;
5. REFERENCIAL TEÓRICO
Na atualidade brasileira o fator que mais influência no processo de atividades empresariais são os altos índices da carga tributária e toda sua bagagem complexa. O elevado número de tributos (impostos, taxas e contribuições) faz com que os futuros empresários acabem optando por exercer uma atividade informal na tentativa de fugir da carga tributária brasileira. Segundo TANZI, apud Santos (et.al. 2009, p.38).
Á medida que os níveis e alíquotas dos impostos aumentam, intensificaram – se os esforços dos contribuintes para evita- lós e é maior a probabilidade de evasão fiscal por meio de transações não oficiais e não registradas.
Entende-se por atividade informal a prática de