TRABALHO INFANTIL
DO SUL- UNIJUÍ
CURSO DE BACHARELADO EM SOCIOLOGIA
TEORIA POLÍTICA - PROFESSOR: DR. DEJALMA CREMONESE
JUCIENE DOS SANTOS BARRETO
TRABALHO INFANTIL
Valença-BA
Abril-2008
INTRODUÇÃO
Desde a revolução industrial o trabalho infantil tem se destacado como uma das forças motoras do desenvolvimento do comércio e da agricultura.
Essa dura realidade não é apenas no Brasil, mas em todo o planeta. Nos dias atuais este tipo de trabalho é visto pela sociedade em geral como algo repugnante, por retirar da criança a infância que é repleta de sonhos e fantasias, obrigando-a conviver com a realidade dura e cruel de nossos dias. Conceito
Infantil
A
e defininição de Trabalho
palavra trabalho deriva do latim tripalium, objeto de três paus aguçados utilizado na agricultura e também como instrumento de tortura. Mas ao trabalho associamos a transformação da natureza em produtos ou serviços, portanto em elementos de cultura.
O
trabalho é, desse modo, o esforço realizado, e também a capacidade de reflexão, criação e coordenação. Ao longo da história, o trabalho assumiu múltiplas formas. Um importante pensador sobre esse assunto foi Karl Marx .
Para
ele o trabalho é toda atividade que gere valor vital, existencial humano.O trabalho, fruto da relação do homem com a natureza, e do homem com o próprio homem, é o que nos distingue dos animais e move a História.
Mas
se no trabalho encontramos o sentido de transformação dos bens necessários a espécie, e é o trabalho o fomentador de seu progresso, como pode transformar-se em grilhão?
Segundo
Karl Marx, Para conseguimos compreender este antagonismo, devemos prestar atenção no caráter do trabalho em nossa sociedade que exterioriza-se sob a forma da mercadoria.
Partindo
da definição do trabalho pode-se entender que esforçar-se na realidade do trabalho infantil é ser obrigado a esquecer de desfrutar sua infância para obter o mínimo de sustento para família