Trabalho infantil
Serviço social
Trabalho infantil
Crianças invisíveis bilú e João
Rolim de Moura
2012
Trabalho infantil
Crianças invisíveis bilú e João
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Interdiciplinar].
Prof: (s). Maria Ângela Santini, Paulo Aragão, Giane Al., e Sergio de Goes Barbosa.
Tutora eletronica: Josiani Severino dos Santos Nogueira
Rolim de Moura
2012
Sumario 1. Introdução 2. Desenvolvimento 3. Situação encontrada 4. Conclusão 5. Referências
1. Introdução: O trabalho que está sendo realizado será elaborado de acordo com o vídeo proposto na orientação, onde tem com principal objetivo mostrar a realidade vivida por muitas crianças e adolescentes, que em idade de frequentar a escola está saindo para procurar um meio de ganhar dinheiro, onde muitas vezes essa ocupação acaba trazendo um péssimo beneficio para a mesma no futuro.
Apesar de ter maior presença na região rural, o trabalho infantil é encontrado no Brasil inteiro, inclusive nas grandes cidades, e sob as mais variadas formas. Isso prejudica fortemente a sociedade, pois atinge uma parte fundamental dela, as crianças. Estes pequenos brasileiros têm sua infância negada pelo trabalho, são privados de exercer seus direitos ao lazer e à educação. Assim, o trabalho infantil contribui para a manutenção da pobreza em nossa nação, pois estas crianças que abandonaram a escola para vender sua mão-de-obra em serviços inviáveis, as mesmas se tornarão adultos sem instrução, se chegarem a esta fase da vida, elas terão empregos medíocres que muito provavelmente obrigarão seus próprios filhos a trabalharem como forma de suprir uma carência na renda familiar.
A oferta do trabalho infantil deve-se, sobretudo, a necessidade da criança de ajudar a família que possui uma péssima condição financeira, sendo os pais, algumas vezes, incentivadores desta