Trabalho Infantil no Brasil
TRABALHO INFANTIL NO BRASIL
JAQUELINE F.
SALVADOR
2013
JAQUELINE F.
1º LOGÍSTICA 2
TRABALHO INFANTIL NO BRASIL
O presente trabalho acadêmico visa demonstrar as conseqüências do trabalho precoce das crianças brasileiras e as conseqüências sociais que advém dessa forma de complemento de renda, uma vez que tornou-se uma prática comum em nossa sociedade, sem que haja fiscalização adequada, a sociedade perde a oportunidade de formar cidadãos melhores, posto que tais crianças entram no trabalho informal, perdendo desde então a oportunidade de estudar e se educar.
IZA
SALVADOR
2013
TRABALHO INFANTIL NO BRASIL
CONCEITO
O conceito de trabalho infantil adotado pelo Brasil está definido no Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, e transcrito a seguir: “trabalho infantil refere-se às atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 (dezesseis) anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 (quatorze) anos, independentemente da sua condição ocupacional.”
CAUSAS
A desigualdade social, a pobreza, os recursos naturais escassos, associado à falta de políticas públicas, tudo isso é apontado como causas do trabalho infantil. Para as crianças se incorporarem ao mercado de trabalho, não precisa, necessariamente, todos esses fatores juntos. A pobreza por si só, já as empurra para aqueles, que, com argumentação de que estão solidários, transformam-se em exploradores de mão-de-obra barata.
CONSEQUÊNCIAS
O trabalho "não dignifica o homem", ao contrário o escraviza do ponto de vista capitalista. Quando uma criança tem que trabalhar, está deixando para trás seus sonhos, suas fantasias para compactuar com um mundo "frio" e por vezes "insano". A necessidade do trabalho tem que ser ensinada às crianças com o passar do tempo, contudo, se são