Trabalho Infancia e Familia
Wesley de Carvalho Oliveira
CONDICIONANTES DA INFÂNCIA E DA FAMÍLIA NO BRASIL
E
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado à Disciplina de Prática de Formação
Sob orientação da Professora Jaqueline Aparecida dos Santos
Para obtenção de nota parcial da disciplina.
Figueira
2015
Condicionantes da Infância e da Família no Brasil
“A infância é uma construção social elaborada para e pelas crianças, em um conjunto ativamente negociado de relações sociais. Embora a infância seja um fato biológico, a maneira como ela é entendida é determinada socialmente.” (Dahlberg, Moss e Pence, 2003)
O Brasil, neste momento histórico, está construindo uma determinada infância, e cada espaço percorre um caminho singular nesta ação. Temos e teremos gerações com características diferentes: crianças imersas e centradas em aparelhos tecnológicos, que têm um tipo de infância; e as que interagem e se relacionam socialmente que têm outro tipo de infância.
É preciso olhar para a criança a partir dos seus espaços, convivendo e identificando-se com elas. Não existe uma criança universal. As crianças são únicas em seus contextos sociais e de temporalidade, pois nos revelam o tempo em que estamos vivendo. Considerar essa diversidade é preceito de uma pedagogia da infância, caso contrário, ocorrerá a idealização da criança.
A família é a parte essencial, tanto na infância, quanto na Educação Infantil, pois é a base e o apoio para a criança no processo de socialização, modelando e programando o comportamento e o sentido de identidade da criança.
Segundo Vera (1996):
…a família constitui o primeiro, o mais fundante e o mais importante grupo social de toda a pessoa, bem como o seu quadro de referência, estabelecido através das relações e identificações que a criança criou durante o desenvolvimento” (VERA, 1996; p. 8).
Por isso, conclui-se que, Infância, Família e Educação, necessitam estar intimamente ligadas, para que haja a