Aço Ferro - Carbono
Entre todos os materiais industriais, o aço de baixo carbono é o que apresenta menor relação custo/resistência mecânica, além de ser um material fácil de soldar, conformar e de ser encontrado no mercado. Por todos estes motivos, o aço carbono é o chamado “material de uso geral”, isto é, só se deixa de empregá-lo quando houver alguma circunstância especial que o proíba. Emprega-se o aço-carbono para água doce, vapor de baixa pressão, condensado, ar comprimido, óleos, gases e muitos outros fluidos pouco corrosivos em temperaturas desde -45°C e a qualquer pressão. O aumento na quantidade de carbono no aço, embora gere algumas vantagens nos limites de resistência do material, prejudica bastante a ductilidade e a soldabilidade do aço. Por este motivo, em aços para tubos, limita-se a quantidade de carbono (C) em até 0,35%, sendo que até 0,30% de C a solda é bastante fácil e até 0,25% de C os tubos podem ser facilmente dobrados a frio (Telles, 1997).
2. Aço Ferro - Carbono
Aço é uma liga de Ferro com Carbono, contendo ainda outros elementos químicos. Liga é denominada ferro fundido. O teor dos elementos de liga é dosado de acordo com a finalidade a que se destina um tipo de aço. Os elementos químicos Cobalto, Cromo, Níquel, Manganês, Molibdênio, Vanádio e Tungstênio (Volfrâmio, Wolfrâmio) são os mais usados na preparação de aços especiais.
Quando os elementos predominantes na liga são apenas Ferro e Carbono, esta liga recebe o nome de aço-carbono, aço comum ou aço comercial.
Aços Carbono
Dependendo do teor de Carbono, os aços são divididos em:
Teor de carbono
Teor de carbono
Menos de 0,15 %
Aço extra doce (Teor muito baixo de Carbono)
0,15 a 0,25 %
Aço doce (Baixo teor de Carbono)
0,25 a 0,40 %
Aço meio doce (Médio teor de Carbono)
0,40 a 0,60 %
Aço meio duro (Alto teor de Carbono)
0,60 a 0,80 %
Aço duro (Teor muito alto de Carbono)
0,80 a 1,20 %
Aço extra duro (Teor (Teor extra - alto de carbono)
3. Aplicação especifica para os aços 1010 e