Ci ncias Vertebrados I e II
1. PEIXES RÉPTEIS E ANFÍBIOS
2. AVES E MAMÍFEROS
Consistem os vertebrados a classe de espécies mais conhecida pelo ser humano. Os vertebrados têm em característica comum a coluna vertebral, no qual se distribui pelo corpo.
Peixes
São a maior espécie de vertebrados: mais de 20 mil espécies.
*Forma, Revestimento, Esqueleto, Alimentação e digestão
A forma dos peixes está adaptada à natação. Possuem nadadeiras ao invés de braços ou pernas: 1 ou 2 nadadeiras dorsais, 2 ventrais, 2 peitorais, 2 laterais uma caudal e talvez uma anal
*O Revestimento na maioria das vezes é de escamas. A pele do peixe produz uma substância pegajosa que facilita nadar e deslizar
Também há os cromatóforos, estruturas com células pigmentadas que facilitam do peixe se esconder no ambiente, pois altera a sua cor.
*Alguns peixes têm esqueleto ósseo ou cartilaginoso. No esqueleto ósseo o esqueleto sofre impregnação de cálcio e se torna muito mais rígido.
EC: Tubarões, cações, arraias, etc.
*Alimentação consiste em algas e plânctons para os peixes menores.
Os peixes maiores como tubarões a alimentação consiste em carne como a de pequenos animais.
*O tubo digestório é completo: vai da boca à cloaca nos cartilaginosos. Nos ósseos vai da boca ao ânus.
Os peixes cartilaginosos têm uma prega espiral que facilita a digestão: o processo pelo qual os alimentos digeridos passam do intestino para o sangue e daí para o corpo onde serão aproveitados.
Circulação, respiração e excreção
*A circulação é fechada, o coração têm 1 átrio e 1 ventrículo. O átrio recebe o sangue venoso do corpo e passa-o para o ventrículo, este bombeia o sangue venoso até as brânquias para serem oxigenadas.
A respiração é branquial, as brânquias ficam dentro de câmaras que possuem muitos vasos sanguíneos.
Quando a água entra pela boca, não entra pela boca, mas sai do corpo do peixe atravessando as brânquias. O gás oxigênio fica retido no sangue e o gás carbônico é eliminado na água.
Os peixes