trabalho individual
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO A questão social vem atrelada aos movimentos sociais e historicamente o Brasil, passou por situações com características importantes, como por exemplo, período de governo e planejamento populista, de autoritarismo e de ditadura militar. Todo este histórico está associado ao capitalismo e a grande industrialização que desencadeou desigualdades sociais.
Este trabalho tem o objetivo reflexivo de trazer um contexto histórico do planejamento governamental de desenvolvimentismo e crescimento econômico com impulsionamento de disparidades e desigualdades sociais, econômicos e políticos.
Retrocedendo ao século XIX até a constituição federal de 1998, abordará o envolvimento das classes sociais de trabalhadores em busca de direitos sociais abrangendo toda a população, enfocará a relação das mobilizações diante da função do poder do estado e que nas décadas de XX e XXX o governo começou a reconhecer que a questão social na realidade existente da época não poderia ser tratada como caso de policia, mas sim um problema politico. Há evidencia dessa pesquisa é buscar refletir sobre o plano de governo de desenvolvimento econômico, observando a ocorrência da implantação das politicas sociais e constituição federal de 1988 o Brasil passou por um processo politico com ranços conservadores, mas também de transformação social.
2 desenvolvimento
O contexto histórico do planejamento social no Brasil vem atrelado ao surgimento e construções das politicas sociais associados a fatores econômicos, sociais, culturais impulsionando para um processo de desdobramentos de conquistas democráticas a efetivação da Constituição Federal de 1988.
Historicamente observamos que na contemporaneidade existe um crescente desenvolvimento da democracia e que as politicas sociais são medidas do estado para