TRABALHO INDIVIDUAL SERVI O SOCIAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
REFERÊNCIAS............................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
O texto apresentado constitui-se na elaboração de um diagnóstico social do município de Maracás - Bahia. Esse diagnóstico tem como finalidade compreender a realidade do município e busca discutir sobre a importância dos indicadores sociais evidenciando as Políticas de proteção às crianças e adolescentes.
O uso de indicadores se faz necessário nas diversas etapas dos ciclos de planejamento e gestão, de melhor maneira a distinguir e dimensionar as situações problemáticas e demandas sociais, tanto para a construção de um plano constituído de programas efetivos para alcance de seus objetivos, quanto para permitir o monitoramento e avaliação recorrente dos resultados obtidos pelas intervenções. O diagnóstico social é uma produção de conhecimentos, sujeito a atualizações periódicas, que permite refletir e compreender a realidade social. Isso vai permitir que todos os profissionais da área de Assistência Social e das políticas públicas em geral tenham condições de planejar ações com base na realidade atual da população residente.
2 DESENVOLVIMENTO
O município de Maracás fica localizado no interior da Bahia, a 365 quilômetros de distância da capital do estado, Salvador, sua área territorial é de 2.253,087km², densidade demográfica 10.92 hab./km², com aproximadamente 1.100 metros de altitude, bioma predominante caatinga e mata atlântica.
Segundo dados do IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatística) censo 2010, o município conta com a população total de 24.615 habitantes, sendo 12.203 homens e 12.412 mulheres, a maioria da população reside na zona urbana, sendo 17.709 pessoas, enquanto a