TRABALHO INDIVIDUAL POL TICA SOCIAL NO BRASIL 2 SEMESTRE 2013 SERVI O SOCIAL UNOPAR
1713 palavras
7 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADOSUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a simples intenção de analisar as políticas sociais no Brasil, dentro da história recente de nosso país, com lutas dos trabalhadores pelos seus direitos e conquistas ainda que recentes, mas que ainda tem muitos caminhos a percorrer.
A política social com suas mudanças no modo de produção, suas características, organização, desenvolvimento capitalista e das lutas profissionais e sociais no Brasil.
As políticas sociais no Brasil estão relacionadas às condições vivenciadas pelo país em níveis econômicos, político e social, isso fica claro perante nossa história recente.
Em alguns momentos são vistas como doação das elites dominantes, instrumento de garantia do aumento de renda para os mais pobres, mas podemos mesmo chamar de mecanismo da força de trabalho e direitos do cidadão.
Construída por mobilizações das classes operárias e trabalhadores, já existentes desde a revolução industrial do século XIX a política social no Brasil vem ganhando mais espaço a cada ano.
A Constituição Federal de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, tem como prioridade, construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, cor, sexo, raça e qualquer forma de discriminação, garantir direitos sociais, serviços, benefícios, aposentadorias, pensões, etc.
A prática da assistência social