Trabalho Hidrometeorologia
CÂMPUS FOZ DO IGUAÇU
CURSO TÉCNICO EM HIDROLOGIA
HIDROMETEOROLOGIA
FOZ DO IGUAÇU
NOVEMBRO - 2014 1 INTRODUÇÃO
Conhecer a atmosfera do planeta Terra é uma das aspirações perseguidas pela humanidade desde os tempos mais remotos. A partir do momento em que o homem tomou consciência da interdependência das condições climáticas e daquelas resultantes de sua deliberada intervenção no meio natural, como necessidade para o desenvolvimento social, ele passou a produzir e registrar o conhecimento sobre os componentes da natureza.
A meteorologia trata da dimensão física da atmosfera, em sua especificidade, aborda fenômenos meteorológicos como raios, trovões, descargas elétricas, nuvens, composição físico-química do ar, previsão do tempo, entre outros. Dado a sua característica de ciência física, a meteorologia trabalha também com instrumentos para a mensuração dos elementos e fenômenos atmosféricos, o que possibilita o registro desses fenômenos e cria uma fonte de dados de fundamental importância para o desenvolvimento dos estudos de climatologia.
Voltada ao estudo da espacialização dos elementos e fenômenos atmosféricos e de sua evolução, a climatologia integra-se como uma subdivisão da meteorologia e da geografia. Esta se compõe o campo das ciências humanas e estuda o espaço geográfico a partir da interação da sociedade com a natureza.
A climatologia constitui o estudo cientifico do clima, ela trata dos padrões de comportamento da atmosfera em suas interações com as atividades humanas e com a superfície do planeta durante um longo período de tempo. Esse conceito revela a ligação da climatologia com a abordagem geográfica do espaço terrestre, pois ela se caracteriza por um campo do conhecimento no qual as relações entre a sociedade e a natureza são pressupostos básicos para a compreensão das diferentes paisagens do planeta e contribui para uma intervenção mais consciente na organização do espaço.
Para uma