Trabalho individual pedagogia 1° Período
No Brasil há uma grande problemática com relação ao professor, sua formação e sua valorização. Os alunos e sociedade não respeitam esse profissional, mas devemos reconhecer que grande parte dos profissionais também contribuem muito para isso ocorrer. Precisamos pensar em maneiras de mudar esse quadro e reverter de forma positiva essa situação, conscientizar e envolver a família e sociedade, recuperar o respeito e a participação dos alunos, compromisso e envolvimento por parte dos professores e também encontrar maneiras efetivas para que as famílias se envolvam, colaborem e participem ativamente nesse processo.
Este trabalho tem por objetivo trazer as problemáticas existentes na educação no Brasil mas não como forma de críticas senão, mas bem como uma maneira de poder enxergar as áreas que precisam de ajuste. Nos veremos um bom exemplo do que é o trabalho que se desenvolve no Chile para fazer um comparativo e analizar idéias que podem surtir um efeito e sugerir métodos que possam ser aplicados na educação Brasileira.
Para aqueles que pensam que ser professor não é uma profissão tão digna quanto ser engenheiro, médico, advogado, etc, devem saber que estão absolutamente enganados. Pelo contrário. Muitos quando ficam sabendo que alguém é professor acabam olhando para este profissional com uma expressão estranha no rosto, se riem e dizem que é uma profissão fácil, já que passam brincando e avaliando crianças. Estas pessoas, que são a grande maioria da sociedade e muitas vezes os próprios alunos menosprezam o professor e não lhe dão o devido valor.
O papel do professor antigamente era bem mais valorizado, as exigências eram dadas ao aluno e não para ele, em questão de mostrar resultados. Os pais apoiavam esse professor, dando-lhe a autonomia necessária para sua atuação na sala de aula, ele tinha liberdade para isso. Hoje isso não existe, porque naquela época ele precisava manter um padrão e hoje ele não tem