TRABALHO INDIVIDUAL GE
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
INTRODUÇÃO
A avaliação tem sido praticada em nossas escolas com a função de aprovar ou reprovar ao aluno. Realizada, dessa forma, prevalece seu caráter classificatório. Porém, os estudos atuais explicitam que não pode ocorrer em momentos isolados do trabalho pedagógico.
O processo avaliativo não deve se constituir como causa de outros problemas pedagógicos, mas como conseqüência da inadequação metodológica em sala de aula.
O plano de aula consiste na proposta do trabalho para uma aula, ou de um grupo de aula, ou de uma unidade e deve estar articulado com o plano de curso e o projeto político pedagógico. plano de aula: lingua portuguesa e educação fisica
A avaliação tem sido praticada em nossas escolas com a função de aprovar ou reprovar ao aluno. Realizada, dessa forma, prevalece seu caráter classificatório. Porém, os estudos atuais explicitam que não pode ocorrer em momentos isolados do trabalho pedagógico. O ato de avaliar ocorre a partir de juízos provisórios, impulsionando as decisões a serem tomadas. Nesse sentido, Luckesi (2001, p.69), ‘’ entende a avaliação como um juízo de qualidade sobre dados relevantes, tendo em vista uma tomada de decisão’’.
A avaliação deve constituir o ato critico que servirá de subsidio á reflexão de como os professores estão construindo a pratica, considerando que avaliação e metodologia são indissociáveis. Assim, atravessa o ato de planejar e de executar e se faz presente na identificação no plano político e social e na seleção de problemas.
A avaliação necessita ser mantida distanciada de um caráter definitivo, pois contraria os próprios parâmetros da vida em sociedade, que são mutáveis e dinâmicos. É um ato dinâmico, e é nesse dinamismo que se deseja imprimir ao processo de ensino- aprendizagem.
O processo avaliativo não deve se constituir como causa de outros