Mecânica dos Solos I
Mecânica dos Solos I – ProF. Alexandre Calheiros
Módulo I – Origem e Formação dos Solos
Exercícios Resolvidos – Série 3 (Rochas)
1. Conceitue os termos abaixo:
O cunhamento do gelo: Abertura de fissuras no gelo.
Alteração esferoidal: Fraturamento e desprendimento de lascas curvas de um matacão geralmente esférico em uma escala pequena.
Bauxita: Minério composto de hidróxido de alumínio. É a principal fonte de alumínio. Caulinita: Argila de cor branca a creme produzida pela alteração do feldspato.
Erosão: Conjunto de processos que desagregam e transportam solo e rochas morro abaixo ou na direção do vento.
Esfoliação: Processo de intemperismo físico no qual grandes lâminas planas ou curvas da rocha fraturam-se e são destacadas do afloramento.
Estabilidade química: Medida da tendência que uma substância tem de resistir numa dada forma química, ao invés de reagir espontaneamente para tornar-se uma substancia química diferente.
Hematita: O mais abundante óxido de ferro da superfície terrestre.
Hidrólise: Deslocamento da aderência através da água.
Horizonte A: Camada superior do solo, com espessura de 1 a 2 metros, comumente mais escura, contendo maior concentração de matéria orgânica.
Horizonte B: Camada onde a matéria orgânica é esparsa. Nesta camada os minerais solúveis e os óxidos de ferro podem ter se acumulado em pequenas tiras, lentes e crostas.
Horizonte C: Substrato rochoso levemente alterado, fragmentado e decomposto, misturado com a argila do intemperismo químico. A transição de um horizonte para outro geralmente é indistinta.
Húmus: Matéria orgânica no solo.
Intemperismo: Processo geral pelo qual as rochas são destruídas na superfície da terra. Intemperismo químico: Ocorre quando os minerais de uma rocha são quimicamente alterados ou dissolvidos.
Intemperismo físico: Ocorre quando a rocha sólida é fragmentada por processos mecânicos que não mudam sua composição química.
Junta: Fragmentos ao longo de planos regulares de