trabalho individual artes visuais
Quero começar meu trabalho falando da importância da arte para a o desenvolvimento escolar e também na vida pessoal de toda criança, pois ela permeia nossas vidas por meios dos sons, imagens, movimentos em manifestações culturais e artísticas diversas. Sendo assim, podemos compreender que a arte esta presente no nosso dia a dia, mas às vezes não a percebemos. Existem varias situações onde a arte aparece como nas apresentações artísticas de rua ou em locais próprios nas apresentações circenses, no design dos diversos objetos, nos bordados, nos entalhes nas arquiteturas das casas dos prédios na interferência urbana, cartazes, televisão cinema e tantos outros, enfim vivemos rodeados de arte.
Sabemos que quanto mais estimularmos nossos alunos a realizarem propostas artísticas, mais condições eles terão em experiências estéticas e de desenvolver a sensibilidade, criatividade, senso estético, imaginação, noção espacial, coordenação motora, dentre outros. As pessoas costumam relacionar o ensino de artes apenas com desenhos e pinturas e pensam apenas no desenvolvimento criativo, mas existem outras atividades e outras potencialidades que podem ser desenvolvidas. Quando falamos de arte, falamos também em algumas de suas características: emoção, prazer, encantamento, sentimentos que estão intimamente ligados à experiência estética. Podemos afirmar que artes visuais, é uma linguagem que provoca uma experiência estética visual, é um conjunto de várias modalidades artísticas, como desenho, pintura, colagem, modelagem. Os meios tecnológicos, como fotografia esta intimamente ligada a imagem, isto porque o objeto de estudos das artes visuais é a imagem. Sendo assim, podemos dizer que as artes visuais tem o mundo como objeto de estudo pois este é inundado por imagens.
Vou falar nesse trabalho sobre o artista plástico Cândido Portinari, na qual fiquei vários dias pesquisando sua história suas