CASO LOGOTERAPIA COMPLETO 2
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
FORMAÇÃO E LICENCIATURA EM PSICOLOGIA
ALUNA: DAYANNY SANDRELLY GONÇALVES DE ANDRADE
MODELO DE FORMULAÇÃO DE CASO LOGOTERAPÊUTICO
A Logoterapia e enfrentamento traumático na infância
CAMPINA GRANDE – PB
ABRIL-2015
1-Dados gerais (Nome, gênero, estado civil).
Mathias Carvalho da Silva, 11 anos, Masculino, solteiro.
2-Motivo atual da consulta.
O paciente M. foi trazido pela sua mãe, a qual me procurou tendo como queixa a apatia crescente do paciente, acompanhada de crises de ansiedade, tendo relatado que este comportamento teve início após um episódio de bullying ocorrido na escola algumas semanas atrás. Desde então M. tem apresentado baixo rendimento escolar, e recusa em interagir com outras crianças.
3-Dificuldades atuais.
Atualmente M. apresenta grande dificuldade de interação com os colegas da escola, recusando-se a participar de brincadeiras em grupo; recusa em realizar atividades escolares; dificuldade em concentrar-se nas aulas; agressividade; apatia; desinteresse em realizar atividades recreativas no seu horário de lazer. Sua mãe relata ainda episódios de crises de ansiedade sempre à noite, caracterizados principalmente pela dificuldade em adormecer e inquietação.
4-Avaliação por áreas (área da saúde, social, trabalho, horas vagas, afetiva).
O paciente M. encontra-se são não padecendo de nenhuma doença de origem orgânica. Atualmente tem sua vida social limitada, pois se recusa a sair para brincar com os colegas, essa recusa estende-se a realização de atividades antes exercidas nas horas vagas, tais como, natação e curso de inglês, limitando-se a jogar videogame sozinho. Nas relações familiares apresenta episódios alternantes de agressividade e apatia quando confrontado com o episódio do Bullying.
5-Restrições Psicofísicas do Noético (restrições