trabalho individual artes visuais
Nesse trabalho, faz-se uma reflexão sobre experiência estética e conhecimento da arte.
Desenvolvido por meio de estudos e pesquisas sobre a vida e as obras de um artista: Emanoel Alves Araújo, que mostra sua capacidade de apreciação e sensibilização estética por meio de contato com expressões artísticas.
Também com o objetivo de investigar como a experiência estética se forma no ser humano, e se essas experiências proporcionam mudanças em seus aspectos pessoais e profissionais.
A arte permite que o sujeito experimente situações inusitadas, por meio de seus sentidos.
A sensibilidade estética, é um processo longo de desenvolvimento dos sentidos realizado pelo homem no processo de humanização, na relação que estabelece com a natureza, com os outros homens e consigo mesmo(Vasquez, 1999,p19)
2 DESENVOLVIMENTO
Ao se pensar em conhecimento da arte e como se da à formação estética é possível refletir também sobre a imaginação.
O cérebro não é somente um órgão que conserve e reproduz experiência, é também um órgão que combina, transforma, cria, a partir de experiências anteriores, de novas ideias e novas condutas. Vigotski, citando Ribot esclarece que toda invenção grande ou pequena, antes de adquirir forma, foi produto de imaginação. (Vigotski, 1999, p7)
Na vida cotidiana, a criação é algo indispensável para existência do ser humano, é preciso ter imaginação para ter a capacidade de assimilar tudo que temos a nossa volta, o mundo está cheio de informações o tempo todo temos que reconhecer reler, ou até mesmo criar alguma coisa.
A arte estimula o desenvolvimento cognitivo e por isso aumenta a capacidade de criação do cérebro, também estimula o desenvolvimento afetivo, social, e estético.
A experiência estética é carregada de significados, não é mensurável, é algo que sentimos, que nos toca e, no entanto, pode não significar a mesma coisa pra outra pessoa, podendo parecer algo sem