trabalho IMC
CAUÃ WATANABE BRAGA
IMC
IPATINGA
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1 INTRODUÇÃO
IMC significa índice de massa corporal e trata se de uma medida do nível de gordura de cada pessoa. É uma media de referencia internacional reconhecida pela OMS [Organização Mundial da Saúde]. O método de cálculo do IMC é simples e rápido e permite uma avaliação geral para definir se uma pessoa se encontra em risco de obesidade. Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas [Kg] e a altura em metros. Basicamente, usa-se a tabela abaixo para fazer as comparações.
IMC
Classificação
< 16
Magreza grave
16 a < 17
Magreza moderada
17 a < 18,5
Magreza leve
18,5 a < 25
Saudável
25 a < 30
Sobrepeso
30 a < 35
Obesidade Grau I
35 a < 40
Obesidade Grau II (severa)
≥ 40
Obesidade Grau III (mórbida)
2 DESENVOLVIMENTO
As crianças começam a vida com um alto índice de gordura corpórea, mas vão ficando mais magras conforme envelhecem.
O IMC por idade utiliza a altura, peso e idade de uma criança para determinar quanta gordura corporal ele ou ela tem e compara os resultados com os de outras crianças da mesma idade e gênero. Ele pode ajudar a prever se as crianças terão risco de ficar acima do peso quando estiverem mais velhas.
A faixa de IMC normal pode ficar mais alta para as meninas conforme elas vão amadurecendo, já que as adolescentes normalmente têm mais gordura corporal do que os adolescentes. Um garoto e uma garota da mesma idade podem ter o mesmo IMC, mas a garota pode estar no peso normal enquanto o garoto pode estar correndo risco de ficar acima do peso.
Já para os adultos o índice mais preocupante é a Obesidade mórbida que ocorre quando o peso de uma pessoa ultrapassa o valor 40 no índice de massa corporal.