TRABALHO DE BIOLOGIA
BIOLOGIA
CÉLULAS-TRONCO
RAPHAEL JONATHAS
MATEUS DE PAIVA
GABRIELL MEDEIROS
WILLIAM ESDRAS
Conceito
Células-tronco são células do corpo humano, que tem a peculiar capacidade de se multiplicar, formando novas partículas semelhantes a que a originou. Além disso, essas células podem se transformar em outros tecidos. Isso significa que as células-tronco podem regenerar partes do corpo. Apesar do grande potencial médico que tem, suas pesquisas ainda não estão totalmente desenvolvidas, muito por conta das discussões ideológicas que cerca o assunto.
Conceito
A célula tronco deve, obrigatoriamente ter duas características: a autor renovação, que é a capacidade de se multiplicar e sem manter existente ao longo do tempo. A segunda característica é de conseguir se “transformar” e ser capaz de gerar células maduras de um tipo de tecido, diferente do qual ele foi tirado. Ainda existe um terceiro fator importante para uma célula tronco.
Tipos
Células-tronco embrionárias: são aquelas retiradas do animal ainda na fase do embrião. Como característica principal apresentam uma enorme capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula. Embora apresentem esta significativa capacidade, as pesquisas genéticas com estes tipos de células ainda encontram-se em processo de testes.
Tipos
Células-tronco adultas: podem ser encontradas em várias partes do corpo humano. Porém, são mais usadas para fins medicinais as células de cordão umbilical, da placenta e medula óssea. Pelo fato de serem extraídas do próprio paciente, oferecem pequeno risco de rejeição nos tratamentos médicos. Possuem uma desvantagem em relação às células-tronco embrionárias: a capacidade de transformação é bem pequena.
Tipos
Células-tronco pluripotentes (induzidas) são células adultas que foram geneticamente reprogramadas para o estágio de células-tronco embrionárias. Estudos estão sendo realizados para avaliar como a técnica poderia ser utilizada de forma segura em
seres