Trabalho De Metodologia
Arão Pereira da Silva Júnior Ra: B905JJ0
TEMA DA PESQUISA: Arquitetura modernista no Brasil
A Arquitetura moderna no Brasil foi à produção ocorrida no período 1930-1960. Recebe a influência direta do movimento moderno europeu e mais especificamente de Le Corbusier.
Falar em arquitetura moderna brasileira sem citar a cidade de Brasília é um lapso imperdoável. A cidade é a síntese de tal movimento e em sua concepção se encontram todos os princípios que norteiam os ideais de uma cidade moderna. Não somente na arquitetura de seus edifícios, mas também em sua organização espacial. Desde 1987 a cidade tornou-se Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, título concedido pela UNESCO, exatamente por ser um ícone da arquitetura moderna.
TITULO RECORTE: BRASÍLIA
E a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal. A cidade está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central.
O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, adequou-o ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. A cidade começou a ser planejada e desenvolvida em 1956 por Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
JUSTIFICATIVA: PONTO POSITIVO
Uns dos ponto positivos da cidade e que ela possui o segundo maior produto interno bruto per capita em relação às capitais, o quinto maior entre as principais cidades da América Latina e cerca de três vezes maior que a renda média brasileira. Como capital nacional, Brasília é a sede dos três principais ramos do governo brasileiro e hospeda 124 embaixadas estrangeiras.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_modernista_no_Brasil OBJETIVOS
Entender suas principais característica e os principais ponto turísticos: caso da Praça dos três Poderes, onde é o centro político do pais.