Trabalho De IMC
No que se diz respeito a produtores de vacas leiteiras e a rentabilidade tem sido um dos fatores mais importantes. Para isso eles procuram cada vez mais aprimorar suas técnicas e forma de manejo animal.
A produção vem sofrendo grandes avanços, principalmente devido aos avanços tecnológicos de eletrônica e dos microprocessadores, já que muito das tarefas de rotina de um sistema de produção de leite vem se tornando cada vez mais automatizados. (FARIA, 2001, p.24).
De acordo com Vilela (2002), ´´o agronegócio do leite e derivados nacional tem se ajustado rapidamente às mudanças na economia, mediante a atualização de novas tecnologias e a ampliação da fronteira agrícola em direção a regiões de maior potencial produtivo e menores custos de produção. Como resultado, na década de 90, principalmente partir de 1994, a produção de leite no Brasil cresceu a taxa acima da media histórica, alcançando a terceira maior taxa media de crescimento de toda a agropecuária nacional, perdendo apenas para produção de carne de aves e de soja .a partir dai, o setor leiteiro foi pressionado a se modernizar, saindo do modelo tradicional e extrativista para outro mais empresarial, competitivo e sustentável o que implicou substituição dos fatores primários : mão de obra por capital e tecnologia. Foi quando ocorreram as grandes transformações na produção de leite e em toda a cadeia de lácteo``.
Uma vez que diminui a dependência de variáveis externas, diminui custos com a mão de obra, pois não a ocorrência de erros comuns como à sobre ordenha e também a o melhor controle de dados produtivos e reprodutivos. Obtenção de dados esse atualizados diariamente possibilitando ao produtor inspecionar e aperfeiçoar o seu manejo podendo fizar a melhor atitude a ser tomada sem muitas preocupações. Vários exemplos podem ser citados no que a tecnologia vem ajudando na Agricultura leiteira, tais como: identificação eletrônica de animais, ordenha limpeza de equipamentos, robôs ordenhados, além de