Trabalho ihm componentes e estilos
David Costa
Componentes e Estilos da IHM
São Luís – MA
2011
Alessandro Moraes Ferreira
Arthur Oliveira
David Costa
Emídio Sousa
Leandro Perez
Vinícius Santos
Componentes e Estilos da IHM
Trabalho apresentado para a obtenção da nota parcial da disciplina de IHM do 4º Período do curso Tecnólogo de Análise e Des. De Sistemas.
Prof: Luís Eduardo
São Luís – MA
2011
Introdução
Como princípio para um bom layout, o projetista deve estar seguro de que o usuário consegue entender o significado das telas e seu conteúdo. A legibilidade da informação , o uso adequado de espaços em branco na interface é tão importante quanto o texto apresentado aumentando a legibilidade da tela. O uso de abreviaturas desconhecidas, mensagens pobres, entradas longas ( tabelas com grande números de entradas por exemplo) devem ser avaliadas. O projeto com menos elementos por tela pode muitas vezes requerer um número maior de janelas e caixas , mas a simplicidade visual do projeto pode vir a ser mais importante.
A tela deve ser simples, a apresentação de dados e objetos desnecessários que apenas aumentam a densidade da tela dando ao usuário a impressão de que a tela é um grande “amontoado” de informações, deve ser evitada.
1 CAIXA DE ATRIBUIÇÃO
Objeto composto por dois botões rotulados com setas e um campo de dados. Permite a seleção e apresentação de opções ou valores pré-definidos de forma não exclusiva. Possui um rótulo textual que expressa o valor ou o efeito da transação.
1.1 BOTÃO DE VARIAÇÃO
É um objeto que representa um tipo especial de campo de seleção utilizado na aplicação pelo usuário. A escolha é efetuada em um conjunto de valores dispostos em estrutura de lista utilizando-se uma flecha de decremento ou incremento vertical e/ou horizontal
1.1.1 UTILIZE BOTÕES DE VARIAÇÃO
• para entrada e apresentação de dados numéricos;
• quando o número de valores possíveis é conhecido, ordenado e ampliável;
•