Trabalho hércules
Nós somos heróis do cotidiano e geralmente não sabemos disso, achamos que os outros é que são bons, felizes, especiais. Tendemos sempre a achar que o nosso universo, nossa vida, nosso trabalho são coisa pouca, não tem valor ou graça.
Pois é o contrário. Herói não é aquela criatura inventada que está nas revistas ou no cinema, mas somos nós, criaturas de verdade, que a cada hora do dia construímos nossa vida aprendendo a lidar com graus cada vez maiores de complexidade.
Em cada momento, aqui no trabalho ou em nossa casa, nós estamos lidando com tarefas difíceis e que nos aprimoram dia a dia. Como o Hércules da mitologia nós também temos nossos “Trabalhos”. São dúzias de Trabalhos do Cotidiano e agora convido você a conhecer doze deles.
1)O impulso e o “tamanho da encrenca” : o impulso e o entusiasmo são matéria prima básica para qualquer de nossas ações. Porém temos que aprender a dosá-los, senão podemos tanto assumir coisas que estão além da nossa capacidade naquele momento quanto delegar a quem não consegue dar conta. Cada um de nós é gestor de sua vida e seu trabalho e como tal deve ter a medida do que é ou não capaz de fazer. E ter essa medida não significa perder o entusiasmo !
2)Desejo entendido é desejo atendido: a vontade é nosso motor, sem vontade e desejo nós nem saímos da cama para recomeçar a cada dia...Mas, se não temos clareza de nossos desejos e sonhos, não temos como trabalhar para realizá-los . E pior, eles podem ser sequestrados e desviados para coisas que não importam de fato e são estéreis. O herói é aquele que sabe o quê deseja e para quê deseja.
3)Orientar-se para saber escolher a dor e a delícia destes tempos modernos é a crescente quantidade de opções que temos, o que torna ainda mais difícil o ato de escolher. O herói do cotidiano sabe que escolher é um privilégio e não um problema e não delega a outros suas escolhas. Ele busca informações e faz o reconhecimento dos ambientes onde está para