Os 12 Trabalhos de Hercules
Filosofia
Os 12 Trabalhos de Hércules
Cláudio Antônio Arantes Pompeu
Nome: Nathany K. S. Scanzani
Nº 29
Serie: 1º ano L
1º Bimestre
Os doze trabalhos de Hércules foram tarefas que só podiam ser realizadas por alguém com força sobre-humana.
Na mitologia greco-romana, Hércules era filho de uma mortal com Zeus, o chefe dos deuses. Seu nascimento provocou a ira de Hera, a esposa oficial de Zeus, que mandou duas serpentes matar o recém-nascido. Este, porém, sem grande esforço, estrangulou as cobras, mostrando desde cedo possuir uma força descomunal. Hércules cresceu, mas Hera continuou a persegui-lo e usou seus poderes para provocar um acesso de loucura no herói, que acabou matando a própria esposa e os filhos. "Os 12 trabalhos foram realizados para que Hércules se redimisse das mortes que cometeu e, também, para elevá-lo à condição divina ao fim de sua jornada", diz a historiadora Renata Beleboni, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
1º - Matar o leão de Neméia.
Um leão gigantesco, quase invulnerável, devastava a região de Neméia, próxima à cidade de Micenas. Hércules tentou matá-lo com sua clava e com seu arco, sem sucesso. Então, encurralou o animal e o estrangulou até a morte. A partir de então Hércules passou a usar a pele resistente do leão como armadura.
2º - Matar a Hidra de Lerna.
Na cidade de Lerna, vivia uma enorme serpente com nove cabeças, uma delas imortal. Hércules decepou oito cabeças e iolaus, seu sobrinho, queimou as feridas para elas não nascerem mais. A cabeça imortal foi enterrada num buraco fundo e ao molhar suas flechas no sangue da Hidra, o herói as tornou venenosas.
3º - Captura do javali de Erimanto.
Um javali aterrorizava as vizinhanças do monte Erimanto, no noroeste da Arcádia. Enorme e feroz, ele matava quem cruzasse seu caminho. A tarefa era capturá-lo vivo. O animal foi cercado e, quando se cansou, foi dominado por Hércules.
4º - Capturar