Os 12 trabalhos de Hércules
Hércules nasceu de Zeus e uma mortal, chamada Alcmena. O nascimento de Hércules provocou a ira de Hera, esposa oficial de Zeus, que mandou duas surpentes matarem o recem-nascido. Este, porém, estrangulou as cobras, mostrando desde cedo possuir uma força muito grande. Hércules cresceu, mas Hera contiuou a persegui-lo e usou seus poderes pra provocar um acesso de loucura no herói, que acabou matando a própria esposa, Mégara, e os filhos.
Quando ele recuperou a razão, ele procurou o Oráculo de Delfos. O Oráculo mandou-o se entregar em servidão para Euristeus, rei da cidade de Micenas, que ordenou-o a fazer as famosos 12 tarefas para que ele se redimisse das mortes que cometeu.
As 12 tarefas:
1. Matar o Leão que apavorava a cidade de Neméia, e levar a pele até Euristeus.
2. Havia um monstro, a hidra de Lerna, que devastava a região de Argos e habitava um pântano perto do povo de Amione. O monstro tinha nove cabeças, sendo que a do meio era imortal, sendo que a cada cabeça que Hércules matava, outras duas surgiam em seu lugar. Com a ajuda de seu servo Iolaus, Hércules conseguiu queimar as cabeças e enterrou a nona, a imortal, debaixo de um grande rochedo.
3. Outro grande trabalho foi a limpeza dos estábulos de Áugias, rei de Élida, que tinha um rebanho de três mil bois, Seus estábulos não eram limpos há trinta anos.
4. Admeta, filha de Euristeus, desejava muito possuir o cinto de ouro de Hipólita, a rainha das amazonas, que era um povo constituído apenas de mulheres e propensas a guerrear. Hércules foi incumbido de buscar o cinto de ouro e assim o fez, com ajuda de alguns voluntários.
5. O trabalho seguinte foi levar a Euristeus os bois de Gerião, monstro de três cabeças que vivia na Ilha de Eritéia, da qual Gerião era o rei. Depois de uma longa viagem, Hércules chega à fronteira da Líbia e Europa onde, segundo a lenda, abriu uma passagem no meio de uma montanha, dando origem ao Estreito de Gibraltar