O turismo na COPA
A Copa do Mundo deve girar no Brasil cerca de U$183 bilhões, com um impacto econômico positivo na ordem de U$105 bilhões. Fonte: Ministério do Esporte.
VISITA DE TURISTAS
São esperados no Brasil de 600 mil a 1 milhão de turistas estrangeiros, e cerca de 3 milhões de turistas brasileiros, o chamado turismo interno. Em Curitiba a previsão aponta para um total de 160 mil turistas estrangeiros e 500 a 600 mil turistas brasileiros.
CIDADES TURÍSTICAS
No Paraná, a Secretaria de Estado do Turismo, sob a coordenação do secretário Faisal Saleh, fez um DNA do turismo no Estado, onde apontou mais de trinta municípios indutores do turismo, sendo três principais: Foz do Iguaçu, Curitiba e Paranaguá.
Na Copa do Mundo de 2014, entre um jogo e outro, haverá um período de 72 horas, onde o turista poderá aproveitar as oportunidades turísticas e de lazer. A meta é fazer com que pelo menos 25% deles fiquem no Brasil após a Copa do Mundo.
IMPRENSA DESTACA CURITIBA
Diversos órgãos da imprensa nacional destacaram Curitiba, Cidade-sede do Paraná na Copa do Mundo 2014, como um importante foco de negócios. Eis os detaques:
Revista Veja: 'Melhor Novo Destino de Negócios do País'.
Revista América Economia: 'Está entre as 5 melhores cidades da América Latina para fazer negócios'.
Revista Exame: 'A Terceira Melhor Infraestrutura do País'.
Revista Viagem e Turismo: 'A Quarta Melhor Cidade para se fazer turismo'. [depois de Rio de Janeiro, Salvador e Foz do Iguaçu].
Embratur: 'Terceira cidade mais visitada por turistas estrangeiros para eventos e negócios'.
REDE HOTELEIRA
Curitiba tem hoje um total de 18.500 leitos, entre os 138 hotéis existentes. Até 2014 a meta é atingir um total de 20 mil leitos. A FIFA exige para a Copa do Mundo um total de 8 mil leitos reservas. A Match, empresa que trata das contratações dos leitos para o mundial, já agendou e reservou um total de 13 mil leitos na Capital.
Existem ainda 18 hotéis na Região