Horas trabalho
O presente estudo – Unidade Territorial de Irrigação – UTI –, apresentado junto à SEMARH, tem como objetivo atender à legislação pertinente, a fim de obter o Licenciamento Ambiental para instalação e funcionamento de 10 equipamento de irrigação do tipo pivô central.
Este projeto aborda os componentes ambientais diretamente e indiretamente afetados pelo empreendimento, no que diz respeito ao meio biótico, abiótico, sócio-econômico e cultural.
O empreendimento situa-se na Fazenda Caninana, localizada no município de Caçu, cujo acesso e localização podem ser observados na FIGURA 01, em anexo.
INTRODUÇÃO
A Unidade Territorial de Irrigação é um instrumento que visa o estudo e a avaliação dos impactos ambientais decorrentes da implantação de empreendimentos que acarretam mudanças ao meio ambiente natural, propondo medidas mitigadoras.
O presente programa visa promover as ações modificadoras e as suas interferências no meio ambiente, devido à instalação e funcionamento de 10 equipamento de irrigação do tipo pivot central. Atualmente, a maior preocupação dos agricultores que utilizam irrigação é o uso planejado e racional da água, buscando maior eficiência em seu uso.
Constituindo uma técnica que proporciona alcançar a máxima produção, em complementação às demais práticas agrícolas, a irrigação vem tornando-se indispensável à agricultura moderna, pois atualmente o aumento do custo da terra, aliado ao considerável capital necessário à exploração agrícola, não permite mais que a produção final dependa da ocorrência ou não de um regime de precipitação adequado. Entre os benefícios da irrigação pode-se citar a redução de riscos e o aumento da oferta de produtos em épocas diferenciadas.
2.CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
2.1. O que é o projeto?
2.2. Nome da empresa e do engenheiro autor do projeto, com a respectiva A.R.T. /CREA;
2.3. Dados do(s) produtor(es):
2.4. Dados da(s) propriedade(s):
2.4.1 Área total da UTI (Unidade Territorial de Irrigação):
Área