Trabalho Homem e Sociedade
R: A teoria do evolucionismo baseou-se na teoria da evolução das espécies de Charles Darwin. Buscando aí o conceito de superioridade de certas espécies em detrimento de outras, faz um paralelismo e defende a ideia de que no Mundo do século XIX a sociedade ocidental, porque mais evoluída, seria superior a outras menos evoluídas, africana asiática ameríndia, logo, sendo formada por seres superiores culturalmente teria todo o direito em subjugar maltratar invadir e aculturar.
2- O que é ponto crítico?
R:O ponto crítico, se denomina em; o primata originário teria evoluído fisicamente o suficiente para produzir símbolos e, por conseguinte, cultura. Para tal seria necessário que esse animal se mantivesse na postura ereta, tivesse o dedo polegar em oposição aos demais e, fundamentalmente, tivesse uma capacidade craniana avantajada.
3- O que foi a revolução agrícola?
R: Pelos conhecimentos atuais supõe-se que a primeira atividade agrícola tenha ocorrido na região de Jericó, na Cisjordânia (hoje sob a tutela de Israel), num grande oásis junto ao mar Morto, há cerca de 10 mil anos. Os produtos cultivados variavam de região para região, com a natural predominância de espécies nativas, como os cereais (trigo e cevada), o milho, raízes (batata-doce e mandioca) e o arroz, principalmente. Uma vez iniciada a atividade, o homem foi aprendendo a selecionar as melhores plantas para a semeadura e a promover o enxerto de variedades, de modo a produzir grãos maiores e mais nutritivos do que os selvagens. De fato, nos sistemas de caça e coleta estabelece-se um controle demográfico resultante da limitação da oferta de alimentos. Não é devido a que não existam alimentos na natureza, mas devido a que sua obtenção torna-se extremamente mais complicada para grandes grupos.
4- O que é determinismo biológico? Exemplifique.
R: São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a “raças” ou a