trabalho HISTORIA ESCRAVOS NO BRASIL
ALUNO: TATIANE HELENA DA SILVA CARVALHO
PROFESSORA: LUDIMILA
MATERIA: HISTORIA
EXERCÍCIO DE HISTORIA
“OS ESCRAVOS NO BRASIL”
1- Discuta a importância da mão de obra escrava para o sucesso da indústria açucareira no Brasil.
R- A exploração açucareira exigia muita mão- de- obra escrava para o trabalho produtivo, por isso foi de extrema importância para a indústria açucareira, começando pelos homens que faziam o trabalho pesado cortavam cana e retiravam as folhas, e depois as mulheres e crianças que reuniam as canas em feixes . Ao longo dos anos, o açúcar se tornou um dos principais componentes da economia colonial.
2 -Fale sobre o cotidiano dos escravos empregados nas fazendas de café. R-Nas fazendas de café eram comuns as jornadas de trabalho de quinze a dezoito horas diárias, iniciadas, ainda na madrugada, ao som do sino que despertava os escravos para que eles se apresentassem enfileirados, ao feitor, para receber as tarefas. Se as atividades fossem próximas à sede da fazenda, iam a pé; se mais distantes, um carro de bois os transportava. Qualquer que fosse a comida, era preparada em enormes panelas e servida em cuias nas quais os escravos enfiavam as mãos ou, mais raramente, colheres de pau. A refeição deveria ser feita rapidamente, para não se perder tempo .Por volta de uma hora da tarde, um café com rapadura era servido - substituído nos dias frios por cachaça - e às quatro horas jantava-se. Aí, comia-se o mesmo que no almoço, descansavam-se alguns minutos e retomava-se o batente até escurecer.
2- Comente sobre as condições de vida dos escravos nas cidades. R- Nas cidades, as formas de trabalho escravo variavam bastante. Existiam os escravos prestadores de serviço, isto é, os escravos de ganho, carpinteiros, barbeiros, sapateiros, alfaiates, ferreiros, marceneiros, entre outros. As mulheres também exerciam o trabalho escravo: geralmente elas trabalhavam como amas de leite, doceiras e vendedoras ambulantes