Trabalho Hidraulica Ok
Disciplina – Hidráulica Aplicada
Professor – Silvana Holanda
Curso - Engenharia Civil
Turno – Matutino
Alunos – Renato Bispo
Projeto – Rede Distribuidora de água - Dimensionamento
Salvador-BA
INTRODUÇÃO
Este trabalho é referente ao Dimensionamento de uma Rede Distribuidora de água para a disciplina de Hidráulica Aplicada, na Faculdade Área1, ministrada pela Profª Silvana Palmeira. Vale salientar que o projeto foi executado seguindo os parâmetros estabelecidos na norma da ABNT NBR 9649.
Foi usado o métodos de Hardy-Cross de Iteração de Vazões para o dimensionamento de redes de distribuição de água sendo o métodos mais simples e adequado a ser utilizado no dimensionamento e analise pratico do trabalho
Este é um método iterativo. Toma-se uma rede como um conjunto de circuitos fechados, com ramos comuns, e assumem-se vazões para todas as tubulações. A rede então deve satisfazer às duas hipóteses seguintes:
I – A equação da continuidade é satisfeita em todas as junções.
II – A circulação da pressão é nula em todos os circuitos.
A hipótese I diz que há conservação de massa e energia em um nó.
A hipótese II diz que partindo de qualquer ponto de um circuito e calculando ou conhecendo as pressões e as perdas de carga sobre um circuito fechado, a circulação da pressão sobre o mesmo é nula. Isso significa que a partir do ponto escolhido, percorre-se o circuito determinando-se pressões em pontos desse caminho e, ao voltar ao ponto de partida, a pressão é a inicialmente conhecida. Em essência, a hipótese II quer dizer que a circulação da pressão, que é propriedade intensiva (ou seja, de ponto) é nula, pois o modelo de rede é conservativo.
A perda de pressão (perda de carga) entre dois nós consecutivos ligados é dada pela lei do escoamento entre ambos. Perdas menores, como as devidas a singularidades não são consideradas. A perda de pressão h no escoamento em uma tubulação funcionando como conduto forçado.