BEN14
805 palavras
4 páginas
Balanço Energético Nacional - BEN 2014Ano base 2013
Jairo Barbosa Miranda
Engenharia Elétrica
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia, Brasil
Jairo17.mb@gmail.com
Jairo Barbosa Miranda
Engenharia Elétrica
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia, Goiás
Jairo17.mb@gmail.com
Abstract—Este documento apresenta uma síntese do balanço energético nacional ano base 2013. O mesmo foi baseado na síntese do relatório publicada no portal da Empresa de Pesquisa Energética.
Keywords—balanço; energia; elétricidade; fonte renovável; petróleo; gás; Brasil; Ministério de minas e energia; EPE;
I. apresentação
Em consequência das mudanças institucionais ocorridas no setor elétrico ao longo dos últimos quinze anos, foi criada em 2004, a Empresa de Pesquisa Energética - EPE. A EPE está diretamente vinculada ao Ministério de Minas e Energia, sua finalidade é realizar estudos e pesquisas para subsidiar o planejamento do setor energético nacional, como a eletricidade, petróleo e gás natural e seus derivados, entre outras fontes de energia incluindo fontes renováveis.
Dentre as responsabilidades e competências da EPE, está a elaboração e publicação anual do Balanço Energético Nacional - BEN. Este balanço documenta e divulga anualmente um relatório de contabilidade e pesquisas complexas relativas à oferta energética do Brasil, tais pesquisas e relatórios são de suma importância para os estudos relacionados ao planejamento energético nacional.
II. oferta de energia
A oferta energética interna brasileira é classificada em renovável ou não renovável, as energias renováveis são biomassa de cana (16,1%), hidráulica (12,5%), lenha e carvão vegetal (8,3%), lixívia e outras renováveis (4,2%), que somam um total de 41%. Os 59% restantes são petróleo e derivados (39,3%), gás natural (12,8%), carvão mineral (5,6%), urânio (1,3%). Algumas fontes não renováveis como o gás natural, petróleo e derivados tiveram um crescimento da oferta de 80% em comparação com o ano anterior