Trabalho Guerra do Paraguai
Como estava o Paraguai ates da guerra: O governo paraguaio tinha total controle com o comercio exterior. A exportação de erva-mate e de madeiras de valor era responsável por manter a balança comercial favorável. Às importações eram impostas altas taxas e o país recusava empréstimos vindos de fora.
Motivos que levaram ao Movimento: Na época o Paraguai era uma nação prospera e não ia demorar muito para eles quererem dominar a região sul do brasil.
Por isso Brasil e Inglaterra se uniram e destruíram o Paraguai que até hoje não se reergueu.
Interesses da Inglaterra : O Paraguai estava se industrializando muito, e isso estava gerando concorrência para a Inglaterra, na época o presidente do Paraguai, decidiu que tinha que expandir o Paraguai, ai ele invadiu os países ao seu redor, (assim se formou a tríplice aliança contra o Paraguai), a Inglaterra se aproveitou da situação e financiou a guerra, fornecendo armamento (bélico) e recurso (dinheiro, etc.), para a Tríplice aliança derrotar o Paraguai e acabar com a concorrência gerada pela rápida industrialização do pais
Acontecimentos da Guerra: - Nesta guerra morreram cerca de 300 mil pessoas (civis e militares); - Cerca de 20% da população paraguaia morreu na guerra; - A indústria paraguaia foi destruída e a economia ficou totalmente comprometida; - O prejuízo financeiro para o Brasil, com os gastos de guerra, foi extremamente elevado e acabou por prejudicar a economia brasileira. - A Inglaterra, que apoiou a Tríplice Aliança, aumentou sua influência na região.
Consequências: - A indústria paraguaia ficou arrasada após a guerra. O